PEDAGOGIA WALDORF EM CAMPINAS - SP

Pedagogia Waldorf em Campinas - Ensino Infantil - Ensino Fundamental - Matrículas Abertas - Agende uma visita aqui

Salutogênese - Workshop com Valéria Tiveron e Vilma Nishi


No sábado letivo de 23 de fevereiro, a Comissão de Saúde e Segurança trouxe para a Escola as enfermeiras Valéria Tiveron e Vilma Nishi, ambas com ampla experiência em Medicina Antroposófica e atuação por todo o Brasil.

Elas trouxeram preciosas dicas práticas de Terapias Externas Antroposóficas, que se baseiam no resgate de métodos caseiros simples e seguros que, combinados à ação rápida e atitude tranquila do adulto, podem aliviar o sofrimentos da criança e contribuir com a execução do tratamento médico - mas não devem substituir o médico.

São banhos, compressas, cataplasmas e envoltórios que atuam na pele, grande órgão sensorial com poder de absorção, ativando Forças de revitalização pelo CALOR, RELAXAMENTO, SONO e RITMO. Abaixo, um resumo das principais práticas expostas na palestra.

COMPRESSAS (aplicação de pano umedecido da substância numa região do corpo)
- Água de limão (colocar o limão em um recipiente com água, cortar em 4 e amassar com a mão) fria na panturrilha em caso febre alta com dor de cabeça e edemas e no pescoço em caso de dor de garganta com edema; quente no pescoço para faringite, laringite, amidalite e dor de garganta leve;
- Cebola (cortar picadinho, colocar em gaze ou pano, fechando as bordas e aplicar na orelha, ou cortar ao meio e separar uma pétala, envolver em gaze e colocar na orelha) em caso de otite (essa compressa é seca). Cobrir com pano para manter aquecido.

CATAPLASMA (papa da substância aplicada entre 2 panos numa região do corpo)
- Linhaça: para aquecimento duradouro, suave e profundo;
- Repolho: tem efeito refrescante e calmante em processos inflamatórios doloridos e feridas.

BANHOS (escaldapés e banhos de imersão)
- A água é um elemento vitalizante e pode ser pura ou acrescida de substâncias.

CHÁS (quentes ou mornos): devem ter indicação terapêutica e ser preparado no momento da aplicação. O preparo deve ser de acordo com a parte da planta e deve ser coado. Por exemplo, as flores devem ser postas em infusão por 3 minutos, já as raízes precisam ser fervidas por cerca de 10 minutos.
-Camomila: aquecimento profundo, indicado para abdome (calmante e digestivo) e para a pele (cicatrizante e anti-inflamatório);
- Arnica: tem alta vitalidade, reestruturando e harmonizando traumas musculares, contusões e cicatrizes;
- Lavanda: calor suave. Acalma, relaxa, harmoniza;
- Calêndula: cicatrizante, anti-inflamatório e antisséptico. Pode ser usada em compressas para feridas de difícil cicatrização.

POMADAS E GEL
- Vegetal: arnica, calêndula, combudoron, oxalis, etc.;
- Animal: própolis, mel;
- Mineral: apenas com indicação médica.

Indicação Bibliográfica:
Campos, José Maria - GUIA PRÁTICO DE TERAPÊUTICA EXTERNA Ed. Pensamento

A Associação Sagres publicou uma apostila sobre o tema. Para maiores informações, entrar em contato pelo site: www.asssagres.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário