PEDAGOGIA WALDORF EM CAMPINAS - SP

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O que ensina a escola antroposófica?

waldorf 200x300 Pedagogia waldorf. Conheça as escolas antroposóficas.

MUITA COISA BOA! SEM PROVAS, NEM BOMBA NO FIM DO ANO, A PEDAGOGIA WALDORF DÁ ÊNFASE ÀS ARTES E À ESPIRITUALIDADE
Imagine um garotinho no ensino fundamental fazendo tricô. Ou ainda uma garota que tenha no colégio aulas de trabalhos manuais, como escultura e argila, atividades artísticas – desenho, modelagem e música – sem provas para fazer no final do bimestre nem chance de “bomba” no final do ano. Não, esses alunos não estão numa escola de outro mundo, mas em instituições que adotam a Pedagogia Waldorf de ensino e educação.
A escolas Waldorf são fundamentadas na pedagogia antroposófica do pensador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que a criou na Alemanha em 1919.
As novas ações pedagógicas foram aplicadas primeiramente num colégio para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, daí o nome de batismo. Desde então, a Pedagogia Waldorf se espalhou pelo planeta. Atualmente existem 877 instituições em 50 países, com 16 unidades no Brasil.
A linha pedagógica respeita a criação dos três corpos sutis (pensar, sentir e querer), que, segundo Steiner, revestem o corpo físico e são formados durante a infância e a adolescência. É por isso que nas aulas das escolas antroposóficas se dá ênfase às artes e à espiritualidade, com o propósito de desenvolver nas crianças e jovens personalidades individuais, de acordo com a capacidade e talentos.
Esse sistema de ensino tem algumas peculiaridades que o faz único. A Pedagogia Waldorf trabalha em cada ano escolar um conteúdo adequado para as necessidades da faixa etária do estudante. Por isso, a criança começa a ser alfabetizada só a partir dos 7 anos. O mesmo professor acompanha a mesma classe por oito anos, no período compreendido como Ensino Fundamental (dos 7 aos 14 anos). A partir daí, no Ensino Médio, o trabalho dele é dividido com professores especializados em matemática, química, física, etc.
Na Pedagogia Waldorf  leva-se em conta o princípio da progressão continuada. Diz-se que os alunos não são avaliados, mas classificados qualitativamente. Existem provas formais, mas as notas não servem para reprovar um estudante que, por exemplo, foi mal em biologia. Para analisar seu desempenho, serão considerados pontos em todo seu processo educacional, como assimilação de conteúdo e comportamento.
Outro ponto de destaque na Pedagogia Waldorf é o ensino em época. Durante três ou quatro semanas, um assunto de uma determinada matéria é esmiuçado nas duas primeiras horas do dia e, em torno dele, são abordados temas relacionados.
Fonte: Revista Pais e filhos

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