PEDAGOGIA WALDORF EM CAMPINAS - SP

Pedagogia Waldorf em Campinas - Ensino Infantil - Ensino Fundamental - Matrículas Abertas - Agende uma visita aqui

Primeiras impressões de uma querida ex-aluna.

Recebemos um relato sobre as primeiras impressões de uma ex-aluna sobre o ensino médio agora em curso e aqui o compartilhamos, confiantes que ela será bem sucedida nesse novo caminho.

Mudar da Walfdorf para uma escola convencional não é fácil, exige esforço e vontade do aluno pois tudo muda, desde o tipo do material didático até a roupa em que seu amigo ou colega vai reparar que você está vestindo. Lá você não vê mais as coisas com profundidade e com vivências físicas e nem com tanto carinho, os pais nem sabem qual é a cara do professor. Tudo é focado para uma prova que temos hoje no Brasil que é o vestibular, então quando um aluno faz aquela famosa pergunta "Prá que eu vou usar isso na minha vida?" a única resposta que existe é essa: "Prá passar no vestibular."
Percebi que é muito bom estar "protegido" até o 9º ano numa escola que dá tanto valor à natureza, e só "cair no mundo" quando for para o ensino médio. Me dá dor no
coração ver aquelas crianças pequenas todas uniformizadas e com cara de tédio, andarem pelo enorme corredor branco, até sua sala branca com carteiras cinza e lousa branca, onde ficarão cinco horas sentadas, com uma pausa para brincar em cima de uma baleia grande e inflável sem nenhuma ligação com a natureza e sim com o consumo. Uma criança precisa brincar, precisa de cor, de terra, precisa aprender a subir numa árvore vendo o amigo mais velho e desejando chegar no alto. Uma criança precisa sonhar, desejar algo, pois se ela já tem tudo o que quer antes de desejar em suas mãos, ela perderá a vontade quando chegar na adolescência.

Não adianta nada um aluno ser preparado desde criança do jeito que é numa escola convencional e quando ele passar no vestibular não conseguir se manter numa faculdade por falta de vontade e por depender do outro para realizar suas tarefas.
Eu acredito que o mais importante e o que se precisa no ensino fundamental é uma boa base para saber fazer as escolhas certas não dependendo de ninguém para isso, pois conteúdo, no sentido da matéria, tem disponível em todo lugar e dá pra correr atrás. Por que é isso que você faz no ensino médio convencional: estuda!
L.M.O. Fevereiro de 2011

(foto de C. Lisboa do caderno de literatura de L.M.O. com ilustração móvel tridimensional)

Um comentário:

  1. Ainda não conheço pessoalmente esta escola... mas confesso que já estou encantada... pela leitura do site - proposta pedagógica, do blog, pelas imagens do local, das pessoas envolvidas, das crianças... mas especialmente pelos relatos... e já li vários... mas as impressões de uma ex-aluna me convenceu de vez o qto este lugar é maravilhoso... me emocionei!O mundo seria bem diferente se tivéssemos escolas assim, com objetivo de criar espaços e oportunidades para uma formação integral, mas especialmente preparando para a vida... permitindo que o aluno seja preparado para ser uma pessoa Feliz e capaz de transformar o mundo ao seu redor!Espero poder conhecer este raro lugar...

    ResponderExcluir