PEDAGOGIA WALDORF EM CAMPINAS - SP

Pedagogia Waldorf em Campinas - Ensino Infantil - Ensino Fundamental - Matrículas Abertas - Agende uma visita aqui

CONVITE À COMUNIDADE VEREDAS


Ao fundar a primeira Escola Waldorf, Rudolf Steiner, plantou uma semente de renovação, não só da educação, mas também da vida social, tendo sido por ele alicerçada nos princípios que regem o saudável desenvolvimento do indivíduo e das condições sociais. A compreensão destes princípios e a sua implementação prática constituem condição fundamental para o funcionamento saudável das Escolas Waldorf e para a realização de sua missão no mundo.

A trimembração do organismo social, fundamentada nas exigências colocadas pela própria natureza do ser humano em sua relação com outros, foi trazida por Rudolf Steiner como condição básica para o saudável desenvolvimento da vida social, permitindo contrabalançar exteriormente as tendências anti-sociais inerentes à consciência individual, características desta época.

Nesse sentido, a trimembração social é a forma social que parte do total respeito a cada individualidade humana, ao mesmo tempo em que a educa socialmente para possibilitar o seu convívio e cooperação com outros, desenvolvendo nela um pensar, sentir e agir sociais.

É possível observarmos que esse fato aliado a uma compreensão ainda não muito clara e partilhada dos princípios subjacentes à trimembração social, aos modelos rígidos seguidos nas escolas e das habilidades requeridas para se trabalhar ativamente a partir destes princípios, seja a razão fundamental para muitas das dificuldades enfrentadas hoje nos três campos de desenvolvimento das escolas Waldorf: o pedagógico, o social e o econômico.

Observações sistemáticas têm nos mostrado que, não obstante, as diferenças de contexto, as dificuldades presentes nas escolas do Brasil e suas características específicas também vivem nas demais escolas Waldorf do mundo. Por certo, por se tratarem de comunidades do futuro, as escolas Waldorf são incubadoras de novas formas sociais que ainda precisam ser aprendidas. Também se constata que, no âmbito do movimento antroposófico no Brasil, a Pedagogia Waldorf é o segmento que vem apresentando maior crescimento. Isso é possível ser observado pelo número de iniciativas que vêm surgindo nos últimos anos e de pessoas que vem freqüentando os diversos cursos de formação, atendendo a uma demanda despertada pelo crescente interesse de que crianças sejam educadas a partir dos princípios da Pedagogia Waldorf.Destaca-se o crescimento significativo das escolas, com destaque para os jardins de infância, germes de futuras escolas.

Embora o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf seja imprescindível para um novo futuro social, ela precisa encontrar condições propícias para seu desenvolvimento e isso significa uma gestão institucional comprometida verdadeiramente com os princípios de uma vida social sustentada por relações saudáveis, por ações responsáveis e uma vida cultural livre.

A compreensão limitada dos princípios norteadores da estruturação social do ponto de vista da antroposofia e das condições individuais e institucionais necessárias para sua implementação vem gerando situações de conflito, indefinições, dificuldades financeiras, crises de liderança e desconfianças a tal ponto que claramente estão comprometendo os processos pedagógicos. Este comprometimento ocorre, na maioria das vezes, porque os professores precisam se envolver em situações sociais e de gestão para as quais não estão preparados para lidar com eficiência e isso captura o tempo que deveria ser destinado a que se aprimorassem nas questões pedagógicas. Ao mesmo tempo, todos nós, pais, mães, colaboradores que se envolvem na co-gestão escolar tão pouco estamos em plena consciência do significado das responsabilidades e desafios de viver num modelo associativo pedagógico.

Esta concepção inovadora é verdadeiramente um desafio de desenvolvimento humano, para que se tenha um desenvolvimento comum, ou “comum-unitário”. Colocarmo-nos a caminho juntos aos nossos filhos!

Neste sentido o PDAEW, Programa de Desenvolvimento Articulado das Escolas Waldorf, vem para ser um espaço de troca, conhecimento, desenvolvimento e apropriação dos princípios norteadores da proposta associativa e pedagógica Waldorf.
Sejam todos bem vindos!

Escola Associativa Waldorf Veredas

Datas Local do PDAEW 2011:

Mód I 31 de marco a 2 de abril - Centro Marista em CAMPINAS
Mód. II 19 a 21 de maio - Centro Marista em CAMPINAS
Mód. III 25 a 27 de agosto - Centro Paulus, Parelheiros-SP (ou Campinas, a definir)
Mód. IV 27 a 29 de outubro - Centro Paulus, Parelheiros-SP (ou Campinas a definir)

Os módulos começarão às 14 horas da quinta feira e terminarão às 17h30 do sábado.

Inscrições abertas: Federação das Escolas Waldorf: fewb@fewb.org.br até 10 de março.

Perguntas e dúvidas: Barbara@maturi.org.br

Um comentário:

  1. Fiz o Seminário PDAEW, o que recomendo a todos que estão atuando ou que virão atuar nos órgãos de gestão de uma Escola Waldorf
    Abraços
    José Carlos Jordan
    Viver - Bauru (SP).

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