PEDAGOGIA WALDORF EM CAMPINAS - SP

Pedagogia Waldorf em Campinas - Ensino Infantil - Ensino Fundamental - Matrículas Abertas - Agende uma visita aqui

Nono ano 2010 com o ex-jogador Neto e sua esposa Fernanda


No dia 15 de outubro de 2010 o nono ano encerrou a época de Literatura. Trabalharíamos o "Conto de circo", de Osman Lins, que narra a difícil decisão de um trapezista ao se aposentar. A história traz com muita profundidade os sentimentos que o envolviam, bem como as sensações de sua esposa, que participara da tomada de decisão no intuito de preparar a chegada de um novo filho. E já que um trapezista infelizmente não é tão admirado e consagrado em nossa cultura, minha idéia foi correlacionar a história com o momento de fim da carreira de um jogador de futebol, algo que é muito mais expressivo e notório no Brasil. Convidei então o ex-jogador Neto e sua esposa Fernanda para contar-nos suas experiências no momento difícil de "parar". Ambos atenderam gentilmente o pedido e nos brindaram com presença simples e cativante!


Os(as) alunos(as) nada sabiam, tinham como tarefa trazer para o dia respostas para a pergunta: "O que vocês perguntariam ao trapezista e à sua esposa se estivessem aqui?". No início da aula, pedi que fechassem os olhos e recontei o conto brevemente; ao final da narrativa, convidei-os a abri-los e foi então que se depararam não com a presença de um trapezista, mas de um malabarista da bola ao lado de sua presente parceira. Num clima de bastante emoção, a conversa ganhou força centrando-se na necessidade de se viver a vida com intensidade, de se lutar pelos mais belos sonhos que tocam o coração. E nesse intuito, foi maravilhoso ouvi-lo mencionar a contribuição fundamental que a Pedagogia Waldorf tinha trazido para este casal, que escolhera para os filhos este caminho para o alcance destes ideais.

Nesta manhã no mínimo diferente, Neto e Fernanda fizeram o ritmo inicial conosco dançando samba, conversamos, ouvimos juntos alguns textos produzidos pelos alunos durante a época, e terminamos juntos vendo alguns lances da carreira do ex-jogador. O professor Victor também este conosco, fanático pelo Corinthians e por seu ídolo! Definitivamente foi um momento marcante e inesquecível, que preencheu-nos no âmbito da alma humana e de seus desafios neste planeta!

Obrigado nono ano, Neto e Fernanda, pela oportunidade deste encontro!

Prof. Lincon

Um comentário:

  1. Parabens pelo esforco professor Lincon, o blog esta ficando muito bom mesmo. Vou estar sempre entrando para da uma olhada, pode contar o numero de "views" subindo. hahaha

    Gustavo Martinelli - ex-aluno e mais novo frequentador do blog

    ResponderExcluir