Um caminho para o desenvolvimento do ser humano.
A Pedagogia Waldorf foi elaborada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) e está presente em todos os Continentes, em mais de 65 países. Seus valores pedagógicos tem o reconhecimento da UNESCO – órgão de educação, ciência e cultura da ONU – como uma das pedagogias, que melhor respondem aos principais desafios educacionais da atualidade, principalmente na integração de diferentes culturas.
A Pedagogia Waldorf parte do princípio de que o ser humano é constituído por três qualidades essenciais: de agir, de sentir e de pensar, e que estas precisam ser desenvolvidas com a mesma atenção e interesse para que, no futuro, este ser humano se torne um adulto equilibrado, consciente, criativo e confiante em suas capacidades.
Todo o currículo de uma escola Waldorf, está baseado no desenvolvimento destas três qualidades, além de atender as exigências legais e educacionais. Para tal, sua prática pedagógica, está fundamentada no exercício e no desenvolvimento de habilidades científicas, artísticas e princípios éticos e não apenas no acúmulo de informações e conhecimentos.
A Legislação e a Organização Curricular do Ensino Fundamental
Na Escola Waldorf, as disciplinas que compõe a grade curricular seguem as diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental. Além das disciplinas de Base Nacional Comum, fazem parte do currículo da Pedagogia Waldorf, disciplinas como Trabalhos Manuais, Música, Euritmia (Arte do Movimento), Línguas Estrangeiras (Inglês e Alemão) e Artes Aplicadas.
Hoje, no período da manhã, das 07h25 às 12h25, funcionam três salas de Educação Infantil, que se subdividem em uma sala para maternal e duas salas para Jardim de Infância.
O Ciclo I do Ensino Fundamental possui, em funcionamento, quatro classes – respectivamente 1º, 2º, 3º e 4º anos; o Ciclo II do Ensino Fundamental possui, em funcionamento, uma classe de 5º, 6º, 7º , 8º e 9º anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário